Suzuki Motor Corporation é uma fabricante multinacional japonesa com sede em Hamamatsu, Shizuoka, Japão. Ela fabrica automóveis, motocicletas, veículos todo-terreno, motores marítimos de popa, cadeiras de rodas e uma variedade de outros pequenos motores de combustão interna. Em 2016, a Suzuki foi a décima primeira maior montadora em produção no mundo. A Suzuki tem mais de 45.000 funcionários e 35 unidades de produção em 23 países e 133 distribuidores em 192 países. O volume mundial de vendas de automóveis é o décimo maior do mundo, enquanto o volume de vendas domésticas é o terceiro maior do país.
A história da Suzuki começa em 1909 em uma pequena vila no litoral japonês. Foi onde Michio Suzuki fundou a Suzuki Loom Works, uma empresa que fabricava tecelagem para a indústria da seda.
Em 1929, Michio Suzuki inventou um novo tipo de máquina de tecer, que foi exportada para o exterior. Os primeiros 30 anos da empresa se concentraram no desenvolvimento e na produção de máquinas para a indústria da seda.
Suzuki acreditava que precisava diversificar e começou a buscar outros produtos. Com base na demanda do consumidor, ele decidiu construir um carro pequeno. O projeto começou em 1937 e em dois anos, Suzuki havia feito vários protótipos de carros. Esses primeiros veículos eram movidos por um motor de quatro tempos e quatro cilindros, refrigerado a líquido, inovador na época. Ele tinha um cárter e uma caixa de câmbio de alumínio fundido e gerava 13 cavalos de potência.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, os novos veículos da Suzuki foram interrompidos. Após a guerra, a Suzuki voltou a produzir teares, ganhando um impulso quando o governo dos EUA aprovou o envio de algodão para o Japão. Mas o mercado do algodão entrou em colapso em 1951.
A Suzuki voltou à produção de veículos. Após a guerra, os japoneses tiveram uma necessidade de transporte pessoal. Várias empresas começaram a oferecer motores a gasolina que podiam ser acoplados à bicicleta. O primeiro veículo de duas rodas da Suzuki foi uma bicicleta equipada com um motor chamado Power Free. Projetada para ser barata e simples de construir e manter, a Power Free de 1952 tinha um motor de 36 cc, um cavalo-vapor e dois tempos. O novo sistema de engrenagens de roda dentada dupla permitia ao piloto pedalar com a assistência do motor, pedalar sem a assistência do motor ou simplesmente desconectar os pedais e rodar apenas com a potência do motor.
O governo concedeu à Suzuki um subsídio financeiro para continuar a pesquisa em engenharia de motocicletas.
Em 1954, Suzuki produzia 6.000 motocicletas por mês e sua empresa mudou oficialmente o nome para Suzuki Motor Co., Ltd.
Após o sucesso de suas motocicletas, Suzuki criou um automóvel, a Suzuki Suzulight de 1955. A Suzulight tinha tração dianteira, suspensão independente nas quatro rodas e direção de pinhão e cremalheira, algo que só se tornou comum em carros três décadas depois.
Em 1965 entra no mercado de motores de popa com o lançamento do motor D55 de 5,5 cv e dois tempos.
A motocicleta T20 é apresentada como a motocicleta de 250 cc mais rápida do mundo, destinada ao mercado dos EUA, mas recebe atenção mundial.
Em 1968 Lançamento da motocicleta T500 com motor de 500 cc paralelo refrigerado a ar, o maior deslocamento de qualquer dois tempos na época.
O maior desenvolvimento foi na década de 1970, com o lançamento das diferentes versões dos modelos, principalmente do pequeno jipe Jimny o LJ10, o primeiro minicarro 4x4 de produção em massa, que passou a ser exportado para todo o mundo.
Em 1971 a motocicleta GT750 estreia com um motor de três cilindros em linha de dois tempos refrigerado a líquido.
Em 1974 a empresa entra no ramo de equipamentos médicos com o lançamento da cadeira de rodas motorizada Suzuki Motor Chair Z600.
Iniciou o setor da habitação com a comercialização pela Suzuki Home de dois modelos de Mini-House pré-fabricados e três tipos de armazéns.
Em 1976 faz o Lançamento das motocicletas da série GS, a GS750 e a GS400 são as primeiras máquinas de quatro tempos da Suzuki em 20 anos.
Em 1979 teve grande sucesso com o miniveículo Alto de dois tempos, levando a Suzuki ao sétimo lugar entre os fabricantes japoneses de automóveis e caminhões e ajudou a empresa em 1981 a se unir à Isuzu e à General Motors.
Em 1980 a Suzuki entra no mercado de motores com três modelos de geradores de energia elétrica .
De 1981 a 1982, a Suzuki criou a primeira empresa automobilística estrangeira na Índia, a Maruti Suzuki. Embora originalmente fosse de propriedade majoritária do governo indiano, a Suzuki, que inicialmente possuía 26%, obteria mais ações da Maruti Suzuki em 2003 e posteriormente, adquiriria a maioria da subsidiária com sede na Índia em 2007
Em 1981, a Suzuki fez um acordo com a General Motors, dos EUA, para enfrentar a crescente procura de carros compactos. Com a ajuda da Isuzu, lançou no mercado norte-americano o Chevrolet Sprint, que no Japão se chamava Suzuki Cultus.
Dois anos mais tarde os modelos da marca japonesa passaram a ser comercializados nos Estados Unidos sob a designação Geo, mas o nome voltou a ser Suzuki em 1985, quando surgiu o Samurai de preço acessível e de tração integral. Esse modelo foi comercializado no Brasil até 1998.
A Suzuki passou a ser uma marca de sucesso no mercado norte-americano. A marca melhorou a participação no mercado em 1988 com o Swift GT, a que se seguiu em 1995 uma versão compacta e posteriormente um utilitário, que fez grande sucesso pela confiabilidade.
A Suzuki Hayabusa é uma motocicleta Hyper Sport originalmente apresentada pela Suzuki em 1999. Foi relançada em 2008.
No ano de 1999, o mundo contemplou a nova moto da suzuki no Japão, a Suzuki Hayabusa a GSX-1300R. A Suzuki Hayabusa debitava 175cv às 9.500rpm e alcançava uma velocidade máxima de 320km/h, de motor 4 cilindros em linha de 1298cc. Os números da Hayabusa não agradaram a algumas pessoas, incluindo políticos e chefes europeus. Por isso em 2001, foi decretado um acordo onde limitava as motos a 299km/h.
Em 2003 o Twin, o primeiro carro híbrido Kei é lançado no Japão.
Em 2009 o 100º aniversário da marca Suzuki.
A Suzuki comercializa sua primeira picape de produção chamada Equator.
Em novembro de 2012, a americana Suzuki Motor Corp. entra com pedido contra falência. Devido ao seu foco em carros pequenos, ao iene forte e às rigorosas regulamentações de segurança dos EUA, a Suzuki Motors anuncia que irá parar a fabricação de automóveis para o mercado americano e se concentrará em motocicletas, quadriciclos e equipamentos marítimos.
A Volkswagen detinha uma participação acionária não controladora de 19,9% na Suzuki entre 2009 e 2015. Essa situação não durou, pois a Suzuki acusou a Volkswagen de não compartilhar a tecnologia prometida, enquanto a Volkswagen se opôs a um acordo em que a Suzuki comprou motores a diesel da Fiat. A Suzuki fez a recompra de ações em setembro de 2015.
A Europa foi também conquistada pela Suzuki através de modelos como os jipes Vitara e Jimny, assim como pelos ligeiros de passageiros Ignis, Liana e Wagon. Em Portugal a Suzuki chegou no início da década de 1980, conquistando uma posição importante no mercado.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suzuki