Um Carro híbrido é aquele que tem um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor elétrico que permite manter o motor de combustão funcionando a baixas rotações, ou em certos momentos não funcionando, e, desse modo, reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Como exemplo, tem se as locomotivas, um veículo elétrico alimentado pela energia proveniente da queima de combustível, um veículo que combina motor a combustão e motor elétrico.
Maiores potências depende de motores maiores, por outro lado, quando se pode contar com o auxílio de um motor elétrico, pode-se adotar um motor a combustão menor.
Nos primeiros carros híbridos o motor a combustão é responsável pela locomoção do veículo e o elétrico é um auxílio extra para melhorar o desempenho. Este tipo é bastante usado em carros de pequeno porte e é conhecido como híbrido-paralelo.
Outro método utilizado é o motor elétrico ser responsável pela locomoção do veículo, sendo que o motor a combustão apenas movimenta um gerador que gera a energia para carregar as baterias. Geralmente veículos de grande porte utilizam esse sistema, conhecido como híbrido-série.
O terceiro é o sistema híbrido misto, que combina os sistemas com objetivo de maximizar os benefícios de ambos. Esse sistema permite fornecer energia para as rodas do veículo e gerar eletricidade simultaneamente. É possível usar somente o sistema elétrico, dependendo das condições de carga. Também é permitido que os dois motores atuem de forma simultânea.
O Toyota Prius, lançado no mercado japonês em 1997, foi o primeiro veículo híbrido produzido em serie e virou o carro híbrido mais vendido do mundo. Em 2001, foi lançado em outros mercados a nível mundial. A segunda geração do Prius foi lançado em 2004 e a terceira em 2009. A quarta geração do Prius convencional foi lançado no mercado japonês em dezembro de 2015, e na Europa e na América do Norte no início de 2016.
Em 2016, o Prius foi vendido em 90 países e regiões, sendo o Japão e Estados Unidos os maiores mercados, com vendas acima de 1,6 milhões em cada país. O Prius é o automóvel híbrido de maior venda no mundo com um total de 3,73 milhões de unidades vendidas. A familia Prius atingiu vendas globais de 5,7 milhões em abril de 2016, representando 63% dos 9 milhões de veículos híbrido vendidos pela Toyota desde 1997.
Atualmente, o mercado brasileiro de veículos vem buscando adaptação por se tratar de um veículo de alta tecnologia. No Brasil, observa-se as altas taxas para importação dessa tecnologia, já nos Estados Unidos esse tipo de tecnologia já existe desde 2001, quando foi lançado e testado o Prius Hybrid, esse veículo apresentou falhas após 10 anos mas a Toyota repara gratuitamente por reconhecerem suas falhas técnicas naquele lançamento.
O Mercedes-Benz S400 foi o primeiro automóvel híbrido lançado no Brasil em 2010. A versão brasileira do Ford Fusion Hybrid, começaram em novembro de 2010. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo do tipo híbrido completo enquanto o S400 é um híbrido leve, no qual a função do motor elétrico somente é complementar e não pode movimentar o carro por conta própria.
As vendas do Toyota Prius no Brasil começaram em janeiro de 2013. A quarta geração do Prius foi lançada no Brasil em junho de 2016.
Em 2023, 58 modelos híbridos e híbridos plug-in são oferecidos no país. Entre 2017 e 2022, foram comercializados cerca de 110.137 veículos híbridos e híbridos plug-in.
Fontes: https://pt.wikipedia.org