A Mercedes-Benz é uma marca alemã de automóveis pertencente a Mercedes-Benz Group criada em 1924, sendo resultado de uma fusão entre a Benz & Cie de 1883 e a Daimler-Motoren-Gesellschaft de 1890, é uma das mais antigas fabricantes de automóveis do mundo. Também produz caminhões, autocarros e os seus próprios motores.
A Mercedes-Benz tem suas origens na Mercedes 35 hp de 1901 da Daimler-Motoren-Gesellschaft, ao Benz Patent-Motorwagen e ao Benz Velo da Carl Benz, que é amplamente reconhecido como o primeiro automóvel movido a motor de combustão interna. A Daimler foi fundada por Gottlieb Daimler e pelo seu parceiro Wilhelm Maybach em 1890. Nessa altura, a Daimler e a Benz eram as grandes rivais. Contudo em 1924, as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútuo devido à necessidade de estimular a economia germânica após a Primeira Guerra Mundial. Este acordo viria a ser quebrado em 2000. Mesmo assim, as duas empresas criaram os seus próprios automóveis e as suas próprias marcas.
Além de produzir automóveis, a empresa fabrica também autocarros, motores para aviões, caminhões, entre outros meios de transporte. Fabrica também protótipos de motores para as equipas de Fórmula 1 da Aston Martin, Williams e da própria Mercedes GP.
Em 2022, a empresa ocupou o oitavo lugar no ranking das marcas mais valiosas do mundo, com valor de mercado estimado de US$ 56,1 bilhões.
A origem e seus fundadores
As origens da Daimler-Benz datam do fim do século XIX quando Gottlieb Daimler (1834–1900) juntamente com Wilhelm Maybach (1846–1929) e Karl Benz (1844–1929) inventavam independentemente o primeiro automóvel internamente movido por um motor de combustão no sul da Alemanha. Contudo e curiosamente não se conheciam. Karl Benz tinha a sua loja em Mannheim e inventou o primeiro automóvel realmente movido através de uma motor de combustão interna em 1885 e possuía três rodas.
Em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega desenhador Wilhelm Maybach construíram o primeiro protótipo de um motor movido a gás. A 8 de Março de 1886, Daimler e Maybach, juntaram o motor a esta uma carroça criando um automóvel de quatro rodas movido por um motor feito por eles. A única diferença era que este motor era movido a gás. Daimler e Maybach fundaram juntamente a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) em 1890 e venderam o seu primeiro automóvel em 1892.
O negócio continuara a crescer, mas Karl Benz continuava a melhorar o seu Motorwagen (o seu primeiro motor) e vendeu o seu primeiro automóvel em 1888. Construiu o seu primeiro carro a quatro rodas em 1891. A Benz & Cia. criada por Karl Benz, não só se tornou a primeira linha de montagem como também se tornou a maior do mundo no início do século XX.
Em 1899, a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercedes Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como Mercedes 35hp e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França, Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500 000 marcos.
Em 1901, o nome Mercedes foi registrado pela DMG em todo o mundo como uma marca protegida. A adoção do nome para os carros da empresa ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1900, a DMG decidiu vender o nome registrado Daimler e ficando com o nome Mercedes. Os primeiros veículos da marca Mercedes-Benz foram produzidos em 1926, após a fusão das empresas fundadas por Karl Benz e Gottlieb Daimler como Daimler-Benz.
Naquela altura as maiores rivais do sector automóvel eram a DMG e a Benz & Cia. Em 1924, devido à necessidade de dar um impulso à economia da Alemanha após a I Guerra Mundial, estas duas empresas acordaram numa cooperação mútua e em 1926 a empresa Daimler-Benz SA. A Daimler-Benz produzira motores, automóveis e caminhões. O acordo entre as partes exigia a união das duas empresas até ao ano de 2000. Além dos automóveis e dos caminhões, a Daimler-Benz fabricava também barcos e aviões. Na década de 1940, durante a 2ª Guerra Mundial, a montadora Daimler-Benz dedicava quase toda sua produção a fins bélicos, chegando a empregar mais de 30 mil civis e prisioneiros de guerra como mão-de-obra escrava.
Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome Benz à marca Mercedes. Acrescentou uma auréola à volta da estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu símbolo e que dura até aos dias de hoje. Durante a Segunda Guerra Mundial, a DMG foi uma importante contribuidora de meios de transporte como carros de combate, automóveis militares e motores para aviões.
Depois da derrota da Alemanha Nazi, a empresa continuou a ser uma importante empresa para as exportações alemãs de automóveis para estimular a economia que voltara a fracassar. Contudo, os resultados não foram os melhores devido aos altos preços que a DMG praticava. Isso obrigou à criação de modelos mais baratos e a criação de Classes de modelos (A e B) que perduram até hoje.
Hoje, Mercedes-Benz é uma das marcas de automóveis mais conhecidas do mundo inteiro. Com os seus veículos e a sua fama, além da diversidade na produção, permitiram obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico constante. A Mercedes diversificou os seus modelos criando carros mais pequenos e menos luxuosos. Porém, a qualidade dos automóveis é sempre um objetivo da marca. A qualidade, aliás, foi sempre uma aliada à empresa garantido serviços de atendimento em todo o mundo. As peças produzidas pela marca são únicas e difíceis de serem ilegalmente copiadas.
Além da Mercedes, criou outras marcas mas com os motores Mercedes. Um exemplo delas é o Smart, um carro pequeno e citadino que vai agora na terceira geração. Apesar de ter tido bons números de vendas na Europa, esta marca nunca foi capaz de apresentar lucros, em parte graças ao elevado investimento inicial que não foi partilhado com mais nenhum construtor. Para emendar esse aspecto o actual smart partilha o seu motor de três cilindros com 1.0 litros com a Renault e Mitsubishi. Outra novidade é que este pequeno automóvel passou também a ser comercializado nos Estados Unidos.
Outra marca de que a Mercedes é responsável é a Maybach, que vende automóveis de topo, com uma qualidade superior e preço ao nível da Rolls-Royce.
A Mercedes também faz o desenvolvimento de motores para competição. Um exemplo é a participação na Fórmula 1: faz parte das equipas Williams F1, Force India, Lotus F1, Mercedes GP, etc.
Nos últimos anos Mercedes tem ampliado os investimentos em plataformas de compartilhamento de veículos (carsharing). O principal investimento nesse setor é a companhia Car2Go.
Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Endereço
Av. Centenário, 1610
Bairro Santa Bárbara
Criciúma - SC