Toyota Motor Corporation é um fabricante automotivo japonês com sede na Toyota, província de Aichi, no Japão. Em março de 2014, a corporação multinacional era composta por 338 875 funcionários em todo o mundo e, em fevereiro de 2016, era a 13.ª maior empresa do mundo por receita. A Toyota foi o maior fabricante de automóveis em 2012 à frente do Grupo Volkswagen e da General Motors. A Toyota é a primeira fabricante de automóveis do mundo a produzir mais de 10 milhões de veículos por ano. Fez isso em 2012 de acordo com a OICA, e em 2013 de acordo com dados da empresa. Em julho de 2014, era a maior empresa listada no Japão por capitalização de mercado e por receitas.
Em 2016, comercializou 10,18 milhões de unidades, somando as marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino Motors, ocupando o 2° lugar no ranking em vendas mundiais de veículos.
A Toyota é a líder mundial em vendas de veículos elétricos híbridos e uma das maiores empresas que incentivam a adoção de veículos híbridos em todo o mundo. As vendas globais acumuladas dos modelos de automóveis de passageiros híbridos da Toyota e da Lexus ultrapassaram o marco de 9 milhões em abril de 2016. A família de automóveis Prius constituem os modelos híbridos mais vendidos do mundo, com quase 5,7 milhões de unidades vendidas até 30 de abril de 2016.
A Toyota Motor Corporation produz veículos sob cinco marcas: Toyota, Hino, Lexus, Ranz e Daihatsu.
História
O nome original da família era Toyoda, mas, por questões numerológicas, a indústria foi batizada como Toyota.
A empresa foi fundada por Kiichiro Toyoda em 1937, como uma subsidiária da empresa de seu pai, a Toyota Industries, para criar automóveis. Três anos antes, em 1934, enquanto ainda era um departamento da Toyota Industries, produzia o primeiro motor, um seis cilindros em linha de 3,4 litros, com o nome de tipo A, em setembro de 1934, usado para produzir o protótipo do primeiro automóvel de passageiros, o modelo A1, que foi concluído em maio de 1935 e o utilitário de modelo G1, em agosto de 1935. Em 1936, iniciou-se a produção dos modelos de passageiros AA.
Século XXI
O sistema Toyota de Produção revolucionou a indústria automobilística com um sistema que aumentou a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício. Modelo criado por Taichi Ohno, que foi idealizador da 3° revolução Industrial. Sendo que os automóveis japoneses tiveram um grande crescimento com a implementação desse sistema e a Toyota recebeu diversos prêmios de qualidade, que colaborou com a sua chegada ao posto de Maior Montadora do Mundo em 2006, que só foi perdido em 2011, após um Terremoto no Japão seguido por um Tsunami, que causou uma grande crise nas empresas do país, mas a 1.ª colocação foi recuperada um ano depois.
No mês de maio de 2007, foi considerada a maior fabricante de automóveis do mundo, tendo, assim, superado a antiga rival norte-americana GM. Transformou-se na maior montadora do mundo, sempre fiel ao seu lema, um cliente é para sempre.
Montou no Brasil sua primeira fábrica fora do Japão. Ainda que a companhia seja hoje mais conhecida pelos carros que produz, continua ainda no negócio da produção de têxteis.
Em 2022, a empresa ocupou o sexto lugar entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, na época do levantamento a empresa tinha o valor de mercado estimado em US$ 59,7 bilhões.
Brasil
A Toyota bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil, em 2008, com a comercialização de 80 884 unidades, o que representa um crescimento de 12% no comparativo com o ano anterior, quando foram vendidas 70 024 unidades. É a primeira vez que a montadora atinge volume de vendas superior a 80 mil unidades no País.
Portugal
A marca nipónica chegou a Portugal em fevereiro de 1968. Das 180 viaturas comercializadas no primeiro ano, o número de vendas acumuladas supera as 618 mil unidades ao longo dos 50 anos.