A Honda, é um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo. Fundada por Soichiro Honda. Teve sua pronúncia ronda consolidada, antes ondá, após sua expansão e entrada no mercado alemão, determinando assim uma marca universal. Embora seja uma empresa sediada no Japão, a Honda exporta os seus veículos para o mundo inteiro.
A Honda participa de diversos campeonatos motorizados como a Formula 1, Indy Car, Moto GP, entre outros, seja como equipe ou fornecendo motores. A empresa possui mais de 167 mil funcionários em todo o mundo. São 507 empresas presentes em todo o planeta, 67 unidades de produção em 13 países e 43 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 13 países.
Tudo isso começou em 1906 na aldeia de Komyo, no distrito de Iwata, onde nasceu Soichiro Honda, filho de um ferreiro e uma tecelã. O jovem, não se interessava por uma educação tradicional, com 16 anos, Soichiro foi para Tokyo buscar emprego, e conseguiu uma vaga como mecânico de automóveis.
Aos 22, o jovem retornou para sua cidade natal e começou um negócio de conserto de automóveis e bicicletas, que manteve até 1937, quando então fundou a Tokai Seiki, para fazer anéis de pistão para outra montadora. Apesar da Tokai Seiki ter relativo sucesso, dois acontecimentos impedem sua progressão, o bombardeamento de Tokyo pelas forças aliadas e um intenso terremoto que destrói ainda mais suas fábricas. Soichiro vende os equipamentos que sobreviveram e, com o dinheiro, funda a Honda Technical Research Institute em 1946, o fundador via a necessidade de ajudar a reconstruir o Japão e investir em mobilidade barata e de fácil acesso, foi quando teve a ideia de usar geradores disponíveis em bicicletas, criando assim o primeiro Honda.
O design da motocicleta original, Type A, era realmente popular, e em 1947 a Honda começa a produção de seu primeiro veículo. Para expandir o sonho de motorizar o Japão, Soichiro se uniu a Takeo Fujisawa e, juntos, com 34 funcionários, começaram a Honda Motor Company em 1948.
Em 1949 chegou ao mercado o Dream (Sonho) D-Type, o lançamento da marca para o mercado mundial, a década de 50 foi de crescimento acelerado. Em 1955, a Honda já era a maior montadora de motocicletas no Japão, e hoje é a maior do mundo. O destaque da década de 50 foi o Honda Super Cub, criado em 1958, este é o veículo motorizado mais vendido no mundo hoje, com mais de 60 milhões de unidades vendidas.
Expandindo sua atuação comercial, a Honda criou sua primeira fábrica fora do Japão em 1959, em Los Angeles, no estado da Califórnia, EUA. Desde 54, a empresa tinha decidido participar das corridas em Isle of Man, em 59 começa sua atuação nessa área de fato.
No começo da década de 60, a empresa fundou a Honda R&D, com um time exclusivo dedicado a pesquisas, um sonho de Soichiro, que começou seu negócio da mesma forma anos antes. A atuação nas corridas não foi tão boa no começo, a primeira corrida no início da década de 60 foi um desastre. 2 anos depois, a Honda dominou a competição com o TT e venceu o Gran Prix de 65 da Fórmula 1.
Em 62, a demanda do mercado internacional era tão grande que foi necessário abrir uma fábrica em Aalst na Bélgica para atender ao mercado europeu. Em 63 a montadora já possui o minicaminhão T360 e o esportivo S500. Já em 67, a Honda lança o N360 e começa sua história de sucesso com carros de passeio ao redor do mundo.
Um dos sedans mais marcantes da Honda e do mercado automobilístico é o Civic, o carro surgiu em 1970, já passou da 10ª geração e 24 milhões de unidades vendidas.
Em 73, Soichiro Honda e Takeo Fujisawa se aposentam e assumem posições no conselho da empresa. Soichiro continuaria a supervisionar a empresa até 1991, ano de seu falecimento.
O motor CVCC da Honda, lançado em 1975 na América do Norte, era tão eficiente que atingia aos parâmetros ar limpo mesmo sem um catalisador, mostrando que a marca é desde sempre liderança em tecnologia e inovação.
Em 1976, é lançado o Accord, primeiro veículo de tamanho médio, com uma versão de três portas hatchback. Em 79, a Honda inicia uma parceria com a BL para produzir carros na Europa e realizar pesquisas tecnológicas em conjunto.
Já em 81, a Honda lança o primeiro carro com sistema de mapas interno, o Honda Electro Gyrocator, instalado nos Accords vendidos no Japão, ele precede o GPS por mais de uma década. No ano seguinte, a Honda se torna a primeira montadora japonesa a fabricar carros nos EUA, sendo que desde 79 já fabricava motos no país. A fábrica de Ohio depois tem a companhia de unidades no Canadá e México.
O primeiro carro de luxo da Honda é lançado em 86, o Acura. A montadora se torna a primeira marca japonesa a possuir uma divisão premium própria.
Em 1988, a primeira união ao Brasil, a McLaren-Honda vence 15 de 16 corridas na Fórmula 1 e Ayrton Senna e seu companheiro de equipe Alain Prost fica em segundo lugar. Vitória absoluta da marca, Senna é até hoje um herói no Japão pela sua ligação à Honda.
Em 1992, a Honda inaugura uma fábrica em Swindon, Reino Unido para produzir o Accord e outra em Gebize, Turquia, para produzir o Civic. Três anos mais tarde, a Honda lançou o CR-V, nome vem da sigla Compact Recreational Vehicle, ou veículo compacto recreacional, esse se tornou o SUV mais vendido de todos os tempos. Em 99, seria lançado o icônico HR-V, High Riding Vehicle, ou veículo de alta direção.
Em 98, para comemorar os primeiros 50 anos da marca, foi lançado o S2000, retomando elementos de design e tecnologia do S500. Em 99, junto do HR-V, veio o Insight, primeiro veículo híbrido vendido na Europa.
Em 2000, para celebrar a virada do milênio, a Honda lança o robô humanoide Asimo, que se torna uma sensação.
O Civic Type R foi lançado em 2001 e conseguiu fãs em todo o mundo. No ano seguinte, o modelo Jazz, um supermini com o tanque de combustível no meio da carroceria, trouxe o melhor da filosofia da montadora, pessoas ao máximo, máquinas no mínimo.
Em 2006, o FCX Clarity foi anunciado como o primeiro carro viável comercialmente com combustível de célula de hidrogênio.
- A Honda vendeu mais de 300 milhões de motocicletas e scooters, batendo a marca em 2014.
- O primeiro avião da Honda voa em 2015, um dos últimos sonhos de Soichiro.
- A Honda produz 100 milhões de automóveis em 2016.
- A Honda revela seu supercarro NSX, que bate recordes de velocidade em Nürburgring Nordschleife na Alemanha.
- A montadora completou 70 anos em 2018 e tem objetivos renovados para o futuro do automobilismo mundial.
Em 26 de outubro de 1971, começa a funcionar a Honda Motor do Brasil, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força. Contudo, os primeiros motores a combustão foram importados pela empresa Irmãos Kai de Belo Horizonte, Minas Gerais, ainda na década de 1960. A empresa, fundada pelos irmãos Takuhei Kai e Shiro Kai também foi a responsável pela primeira leva de importação das motocicletas Honda no Brasil na década de 1960.
Em 1974, a Honda adquiriu um terreno de 1 milhão e 700 mil metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motocicletas. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas, o que forçou a Honda a antecipar seu projeto e construir sua fábrica em Manaus. A grande vantagem desta fábrica é a localização na Zona Franca, permitindo importar componentes do Japão com preço competitivo. Tendo Pelé como garoto-propaganda, começa em setembro de 1976 a produção da Honda CG125, moto urbana de mecânica simples. Em 1977, eram fabricadas 34 mil motocicletas no mercado brasileiro e a Honda já respondia por 79% deste total. Em 1981, foi produzida na fábrica de Manaus a primeira motocicleta a álcool do mundo, uma CG 125. Atualmente, a Honda produziu no Brasil no ano de 2005 um total de 981 590 motocicletas, o que corresponde a 80,9% da produção brasileira. O índice de nacionalização de uma CG 150 Titan é de 95%.
No ano de 1992, a Honda iniciou a importação de automóveis para o Brasil. Inicialmente com a comercialização dos modelos Accord e Accord Wagon, Civic Sedan, Civic CRX, Prelude e o Civic esportivo hatchback. Com uma boa perspectiva a Honda decide construir uma fábrica de automóveis no terreno que mantinha há mais de 20 anos em Sumaré. Em 3 de junho de 1996 começam as obras da nova fábrica, que foi inaugurada em 6 de outubro de 1997, com capacidade para produzir 15 mil unidades do modelo Civic Sedan por ano. Em 2005, foram emplacados 57 039 veículos da marca no Brasil. O plano é continuar expandindo a fábrica de Sumaré até atingir as 100 mil unidades anuais.
A fábrica construída em Itirapina, em São Paulo, irá assumir parte da produção da unidade de Sumaré, que ficará com a fabricação de motores e componentes.
A Honda disponibiliza uma vasta gama de automóveis. Entre estes os modelos Civic, Fit ou Jazz na Europa, Prelude, Hr-V, CR-X, NSX, Accord, Element, Integra, Beat, CR-V, City e o emblemático S2000 e NSX entre outros. Para além disso o Honda é conhecido por ter alta velocidade, sendo assim rival de marcas de alto gabarito. Em 2016, a Honda patenteou uma caixa automática de onze velocidades e com três embreagens.
Fontes: www.hondacaiuas.com.br/blog/historia-da-honda
www.wikipedia.com.br.
Endereço
Av. Centenário, 1610
Bairro Santa Bárbara
Criciúma - SC