A Chevrolet Série 10 é a segunda linha de picapes que a GM produziu no Brasil, entre 1964 e 1997. Era a versão brasileira das picapes americanas C/K para o mercado brasileiro e de alguns países sul-americanos, que substituiu a série Chevrolet 3100, com design desenvolvido na Chevrolet brasileira.
HISTÓRIA
O modelo inicial chamava-se C-14, com cabine simples, que teve mais três versões: a C-15, com maior comprimento do chassi, a C-1414, de cabine dupla, e a SUV C-1416, conhecida como "Veraneio", de cabine fechada e uso misto, que foi largamente utilizada como viatura policial, ambulância e carro fúnebre. Em 1974, a C-14 e a C-15 passaram a se chamar C-10. Em seguida, surgiram as versões diesel e a álcool, denominadas D-10 e A-10, respectivamente.
Ao longo de sua trajetória, a Série 10 sofreu pequenas mudanças estéticas. Em 1966, a grade dianteira passou a ser prateada e mais limpa. Em 1968, o número de faróis passaram de quatro pequenos para dois maiores. O painel de instrumentos também sofreu alterações estéticas, como o velocímetro, que passou do formato de transferidor de 180º para circular. A Veraneio teve estas alterações em 1970.
Em 1978, com a crise do petróleo, foi lançado a D10, a primeira camioneta a diesel da chevrolet no Brasil, com motor Perkins 3,8.
A GM foi líder entre as picapes grandes por muito tempo graças às C-10, confortável e espaçosa para até três passageiros, potente e robusta o que éra ideal para agricultores e empresas, tanto no serviço como passeios, a picape contava com uma suspensão que oferecia bastante conforto, isso acontece porque a suspensão contava com um sistema independente, tanto na traseira quanto na dianteira. A picape contava com uma transmissão de 3 velocidades, o que foi substituído por câmbio de 4 marchas e freios a disco, já que os de tambor eram pouco eficientes.
Em 1985, a Chevrolet encerra a série 10, a C-10 e A-10 receberam uma segunda geração contando com o mesmo visual da Série 20 (C20, D20, A20).
MOTORES
Desde o seu lançamento, em 1964, até 1978 tanto para a C14 quanto para a C15 o motor principal era o 261 de 4 mancais, também conhecido como "Chevrolet Brasil", pois era utilizado no caminhão Chevrolet de mesmo nome. Foi o primeiro motor fabricado pela GM no país e equipava toda a linha de caminhões e pick-ups.
Em 1973, o motor 261 recebeu novos pistões e teve sua potência elevada para 149 cv, e então surgiu a opção diesel em 1978 denominada D-10, com motor Perkins de 3,8 litros, que se tornou a versão mais resistente da série, também oferecido à C10 para uma tonelada.
O motor 250 substituiu o 261 em 1979, com 148 cv na versão a gasolina, ou 134 cv na versão a álcool. A Série 10 também teve disponível na opção 4x4.