Hyundai HB20 primeiro carro nacional a ter motor de três cilindros
A Hyundai foi o primeiro com seu moderno motor de três cilindros, que apresenta números impressionantes de consumo. Depois veio a Volkswagen com o 1.0 de três cilindros no Fox Bluemotion. Agora as outras marcas apressam para lançar novas motorizações que apresentem melhor eficiência.
Um dos principais objetivos é desenvolver motores que apresentem baixo consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes. É uma tarefa difícil, que exige muita pesquisa e investimentos pesados. Uma tentativa para dar sobrevida aos motores a combustão, antes que outras opções assumam a posição.
A Volkswagen, com seu motor 1.0 litro de três cilindros, inovou com a aplicação de materiais mais leves, resultando em menor atrito e consequente melhor eficiência. Com 75cv (gasolina) e 82cv (etanol), o propulsor que equipa o Fox BlueMotion apresentou consumo médio de 11,5km/l com etanol e cerca de 13km/l com gasolina na cidade. Na estrada os números foram ainda melhores: 20km/l com gasolina e 16km/l com etanol. O mesmo propulsor equipa o up!, Mas a VW não vai parar por aí, pois já está testando a versão turbo do motor três cilindros, que deve chegar aos 110cv, e ainda prepara um novo motor 1.6 16V mais eficiente.
A Ford produz um três cilindros no repaginado Ka. O motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex, com três cilindros em linha, tem como vantagens o fato de ser pequeno, mais leve e, ao mesmo tempo, mais potente e mais econômico. A soma destes atributos é obtida através de tecnologias apropriadas, entre elas o TiVCT (duplo comando) que varia o tanto o comando de admissão como de escapamento de maneira independente.
Adota também a tecnologia Ford Easy Start para partida a frio, dispensando o uso de reservatório auxiliar de gasolina. Com cabeçote em alumínio, incorpora ainda inovações como correia com lubrificação permanente, sistema de arrefecimento de duplo estágio e soluções de design para anulação de vibrações.
O novo motor tem o melhor desempenho da categoria, com potência comparável à de blocos de cilindrada maior. Gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 4.500 rpm com gasolina.
A Peugeot/Citroën também está investindo no três cilindros 1.0 12V, com potência máxima de 84cv com etanol nos modelos Peugeot 208 e Citroën C3.
A Fiat também está correndo atrás da eficiência energética exigida pelo Inovar-Auto, que deu às montadoras até 2017 para se adequarem. Embora não divulgue oficialmente, a montadora de Betim desenvolve dois novos motores, sendo um 1.0 12V de três cilindros e outro 1.4 8V de quatro cilindros, além de promover melhorias nos propulsores E.torQ. De acordo com o site Autos Segredos, o três cilindros vai estrear ainda este ano, mas não há modelo definido, e terá desempenho superior ao do 1.4 EVO atual. Já o 1.4 8V será totalmente novo, mais potente e econômico que o atual 1.4 EVO. Só não tem data definida para chegar ao mercado.
A Renault não esconde que está desenvolvendo um motor de três cilindros flex que será produzido no Brasil. Na Europa, a marca já tem esse propulsor, que equipa os modelos Captur e Clio. Aqui seria um 1.2 litro com potência variando de 100cv a 115cv, com bom torque em baixa rotação. Ele deve substituir o 1.6 litro e terá a missão de apresentar um consumo 12% menor. A Renault não confirma, mas há quem diga que esse motor três cilindros deve equipar um novo modelo compacto que vai ocupar o lugar do Clio em futuro próximo.